Rio-Santos será duplicada entre Bertioga e Santos
Opereção prevê pedágios eletrônicos

Rio-Santos será duplicada entre Bertioga e Santos
Rodovias do litoral vão ganhar duplicação e marginais com investimento de R$ 4,3 bi. Rio-Santos, entre Bertioga e Santos, será duplicada. Foto: Prefeitura de Bertioga.
Estradas do litoral vão ganhar duplicações e marginais. A concessão do Lote Litoral Paulista já está em andamento e traz um pacote robusto de investimentos, que somam R$ 4,3 bilhões, destinados à duplicação, modernização e implantação de marginais em rodovias estratégicas. O objetivo é melhorar a mobilidade, garantir mais segurança viária e oferecer infraestrutura de qualidade a moradores, turistas e trabalhadores da região.
O projeto foi estruturado com base no diálogo com a sociedade, passando por audiências públicas em 2019 e foi aprimorado em 2023, após nova rodada de participação popular, que resultou na incorporação de mais de 180 sugestões. Todas as prefeituras envolvidas assinaram convênios e contribuíram na construção do modelo.
As ações já estão em andamento: sete frentes de trabalho e oito bases operacionais estão mobilizadas em diversos trechos, com execução de serviços como aplicação de novo pavimento, reparos emergenciais, instalação de estruturas de apoio e reforço na sinalização. Mais de 134 mil metros quadrados da malha viária já foram contemplados.
Entre as principais obras previstas estão a duplicação completa da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), a Rio-Santos, de Bertioga a Santos. O projeto abrange 36,7 km de duplicação entre Bertioga e Santos, além de outras melhorias como a construção de 36,7 km de ciclovias e dispositivos para acesso aos municípios, duas novas passarelas, sete dispositivos em desnível para facilitar acessos, 2,8 km de novas marginais e recuperação de 3 km de marginais existentes.
Pedágios
A cobrança de tarifa será feita por pórticos eletrônicos, no sistema Siga Fácil, apenas a partir de novembro de 2025 e exclusivamente nos trechos em que os investimentos iniciais forem comprovados. A partir de novembro de 2025, entram em operação os pórticos nos municípios de Arujá, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Miracatu e Itariri.