cover
Tocando Agora:

Baixe seu App

Programação especial homenageia os Povos Indígenas na Aldeia Rio Silveira em Bertioga

Os povos indígenas serão homenageados com um evento especial em Bertioga.

Programação especial homenageia os Povos Indígenas na Aldeia Rio Silveira em Bertioga
Programação especial homenageia os Povos Indígenas na Aldeia Rio Silveira em Bertioga (Foto: Reprodução)


 Nesta edição a cultura e as tradições dos povos originários da Terra Indígena Guarani do Ribeirão Silveira serão destaques. O evento, intitulado Aldeia Viva – Cultura e Tradição, acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de abril, das 9h às 16h30, na Aldeia Rio Silveira. A entrada principal da aldeia é pela Avenida Tupi Guarani, na altura do km 183 da rodovia Rio-Santos, na divisa entre as cidades de Bertioga e São Sebastião.



A cerimônia de abertura será no dia 19, às 9h, com a participação de lideranças indígenas e autoridades de Bertioga e São Sebastião. A programação, repleta de atividades culturais, busca valorizar os costumes e a ancestralidade Guarani. A entrada é gratuita, e aqueles quiserem que contribuir, podem doar 1kg de alimento.





De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Ney Carlos da Rocha, a festividade na aldeia reforça o compromisso de Bertioga com a valorização dos povos indígenas, promovendo um espaço de troca cultural e aprendizado.



“O Festival Internacional Indígena de Bertioga (FIIB), no formato dos anos anteriores, passará a acontecer bienalmente devido à dimensão internacional. O evento exige um planejamento minucioso para garantir a presença de representantes indígenas de diversas partes do mundo. A periodicidade bienal permite a mobilização de recursos, parcerias e logística adequados, assegurando que cada edição ofereça uma experiência enriquecedora e de alto nível para participantes e visitantes”, explicou.





Confira a programação completa que será realizada nos três dias de evento:



10h – Cantos e danças indígenas;

10h30 – Atividades tradicionais;

11h – Pinturas indígenas;

11h30 – Degustação de comida típica;

12h às 13h30 – Almoço;

14h – Brincadeiras indígenas;

14h30 – Corrida de toras;

15h – Tiro com arco e flecha;

15h30 – Cabo de guerra;

16h – Futebol;

16h30 – Encerramento.





Sobre as Terras Indígenas



Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, encontra-se um registro vivo da história do Brasil. Lá, estão as Terras Indígenas Guarani do Ribeirão Silveira, divididas em cinco aldeias, com 550 indígenas e 150 famílias.



O modo de vida Guarani conta com diversas atividades, como a produção do artesanato, caça e pesca. Entre as fontes de renda, existem aqueles que trabalham nas escolas e postos de saúde da própria aldeia, aqueles que produzem artesanatos e o próprio turismo, que é desenvolvido com protagonismo e autonomia da comunidade.



É possível realizar turismo no local. A visitação oferecendo um dia imersivo com programações que incluem rituais, danças, produção e experimentação da comida típica, além de trilhas para cachoeira. As visitas devem ser agendadas direto com os condutores ambientais, através da Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO) (13) 99728-9614 ou Associação dos Monitores Locais de Bertioga (AMOLB) (13) 99693-7598.

Fale Conosco