cover
Tocando Agora:

Baixe seu App

Escola de São Sebastião é premiada no Alfabetiza SP e Práticas antirracistas

Duplamente Premiada!

Escola de São Sebastião é premiada no Alfabetiza SP e Práticas antirracistas
Equipe e Comunidade de Boracéia

A Escola Municipal Prof.ª Vilma Aparecida de Almeida Ribas e EMEI Carrossel, de Boraceia, em São Sebastião, aponta com resultados positivos na trajetória pedagógica no municipio. Nas últimas semanas a comunidade escolar foi agraciada como uma das quatro escolas da cidade com altos indices de classificação nos indicadores do Governo Estadual como IDEB e SARESP dentro do programa Alfabetiza Juntos, a premiação ocorreu na última terça feira nesta terça-feira (25), no Memorial da América Latina, onde 470 municípios que se destacaram na alfabetização de crianças. O Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2024. O investimento total na premiação é de R$ 80 milhões.

O evento reuniu o secretário da Educação, Renato Feder; a primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado, além de prefeitos e secretários municipais de educação, e representantes das instituições parceiras do Alfabetiza Juntos SP, a Fundação Lemann, Instituto Natura, Associação Bem Comum, Parceiros da Educação e Sesi.




Foram concedidos dois tipos de premiação: um para os municípios com escolas vencedoras no Prêmio Excelência Educacional, que reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades; e outro para os 100 municípios que obtiveram os melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora. 72 prefeituras receberam ambas as premiações.


O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. Já o reconhecimento aos 100 municípios destaque na alfabetização levou em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças.


Escola Referência em Educação Antirracista


A unidade de ensino também recebeu o reconhecimento da Secretaria da Educação de São Sebastião como a primeira escola referência antirracista do município, marcando um importante avanço na construção de uma educação mais inclusiva e comprometida com a igualdade racial. O título, entregue no último sábado (15), é resultado de um trabalho contínuo, que envolveu toda a comunidade escolar na conscientização sobre o racismo e na formação de crianças com valores antirracistas. 



A unidade tem promovido ações pedagógicas voltadas para a equidade racial, fortalecendo a compreensão dos alunos sobre o respeito à diversidade e a importância da representatividade. Entre as iniciativas, destaca-se o papel dos professores, que abordam a temática racial no ambiente escolar, preparando os estudantes para serem cidadãos mais conscientes e atuantes. Além disso, a escola incorporou elementos da cultura afro-brasileira em seu currículo, incluindo apresentações de Maracatu, valorizando e reconhecendo a história e as tradições negras no Brasil.


O trabalho foi desenvolvido com o apoio da Secretaria da Educação e monitorado pelo Coletivo de Educadoras Pretas, garantindo que a escola atendesse aos critérios necessários para receber a certificação. O reconhecimento é um marco na rede municipal de ensino, que segue avançando para que todas as unidades escolares avancem ainda mais nas práticas antirracistas. Ao todo, mais 12 escolas da rede municipal também estão em processo de certificação.


  

    

A coordenadora pedagógica da escola, Regina Xavier, comenta sobre a conquista para a unidade escolar. “Nosso território ser agraciado com o emplacamento de escola de referência de educação antirracista é um marco importante, pois diz muito sobre o trabalho que tentamos implementar diariamente, ano a ano. O emplacamento fortalece nosso trabalho e diz muito sobre a qualidade de educação que buscamos. Quando pensamos em formação integral e crianças protagonistas devemos sempre calçar nossas ações nesse sentido de colocar a Lei 10.639 e a lei 11. 645 em pauta no nosso cotidiano, e isso diz muito sobre educação antirracista, mas diz também sobre inclusão, respeito, equiparidade e dignidade humana”.


A secretária da Educação, Marta Braz, reforça a importância dessa conquista e o compromisso da cidade com a educação antirracista. "Toda a nossa rede municipal está trabalhando para se tornar referência no combate ao racismo e na promoção da equidade. A EM Vilma já foi reconhecida pelo impacto de suas ações e servirá de inspiração para que todas as unidades escolares avancem nessa transformação".

 

Fale Conosco