Meteorologia reforça alerta para grandes acumulados dechuva no litoral de SP
Defesa Civil de Santos também prevê intensificação dos ventos costeiros e agitação marítima, a partir de domingo (15); ar polar acompanha frente fria
Meteorologia reforça alerta para grandes acumulados dechuva no litoral de SP. Defesa Civil de Santos também prevê intensificação dos ventos costeiros e agitação marítima, a partir de domingo (15); ar polar acompanha frente fria.
A primeira frente fria de setembro, com maior potencial, está prevista para chegar neste fim de semana no território paulista. E, a meteorologia reforçou o alerta para a possibilidade de grandes acumulados de chuva no litoral de São Paulo, principalmente no litoral sul e Baixada Santista.
Segundo o Instituto Climatempo, os modelos meteorológicos indicam acumulados significativos, que podem superar os 60mm, com chance de volumes ainda maiores em alguns locais, por causa da combinação da frente fria com a circulação de ventos do oceano para o continente, que costuma intensificar as precipitações. O aumento das chuvas deve ocorrer ao longo do fim de semana e no início da próxima semana.
A Defesa Civil de Santos também alertou sobre a frente fria, que deve chegar entre a noite do sábado (14) e madrugada de domingo (15). O órgão prevê que o sábado ainda comece com tempo firme, com as chuvas se intensificando na parte final do domingo. Há possibilidade de precipitação persistente ao longo da segunda-feira (16), em qualquer período do dia, além do risco de intensificação dos ventos costeiros em alguns períodos.
A estabilização completa do tempo deve ocorrer apenas no meio da próxima semana. O avanço da frente fria também deverá causar relativa agitação marítima a partir de domingo, mas sem alertas de impactos por ressaca, ou períodos de maré alta de forma anormal, em Santos.
A Defesa Civil santista, diferentemente do Climatempo, prevê que as chuvas devam ser moderadas, com volume de até 30mm na segunda-feira.
Chuva preta e ar polar
A chuva também chega ao interior paulista, de acordo com o Climatempo. Não deve ser tão acentuada quando a prevista para o litoral, mas deve proporcionar alívio, após uma onda de calor e baixos índices deumidade relativa do ar. Mas, há a possibilidade de ocorrer o fenômeno conhecido como chuva preta, por causa da alta concentração de fumaça no ar ao longo dos últimos dias.
Junto da frente fria chega também uma massa de ar polar, que deve derrubar as temperaturas no estado.Elas devem ficar amenas, principalmente durante as noites e madrugadas. O calorão não deve dar as caras durante a próxima semana.